As Ciências Econômicas talvez sejam a Área do Conhecimento onde é mais nítida a contradição fundamental das Ciências Humanas ou Sociais. Percebe-se o esforço de muitos Economistas para por em prática a análise quantitativa baseda na Econometria e no formalismo matemática; olhando-se o flanco oposto, nota-se o avanço da perspectiva crítica da Economia Política, apoiando-se nos pressupostos marxianos e enfatizando as contradições do modo de produção Capitalista.
Todavia, esta contradição visceral, por incrível que pareça, tem elevado a acuidade dos estudantes e profissionais das Ciências Econômicas, pois nos induz - se não obriga - a conhecerem muito bem estas duas linhas de pensamento e nos proporciona um desenvolvimento exponencial de conceitos e estruturas analíticas sem as quais o nosso trabalho perderia a importância e cairia na monotonia...
Dica para os Economistas e estudantes de Economia? Faça o que for possível para ampliar e diversificar ao máximo seus conhecimentos teórico e metodológicos em Economia... não seja sectário, não se apegue a um único paradigma ou viés analítico: evolua!
O que você pensa sobre isto?